top of page

PALAVRA DO GRÃO-MESTRE

Texto mensal publicado pelo Sereníssimo Grão-Mestre da GLERN para todos os Irmãos do Rio Grande do Norte

Publicado originalmente no Boletim Informativo Oficial da GLERN nº 019-2020/2023, de 31 de agosto de 2021

Nova Imagem (5).png

Chegamos a setembro, mês que todos lembram a Independência, na qual a Maçonaria teve papel tão destacado.

 

É importante lembrar que há uma independência que ao homem custa alcançar, mas que o emancipa sem que ninguém lhe consiga colocar as mãos em grilhões novamente. Estou falando da independência que o conhecimento proporciona.

 

A Maçonaria é uma ciência de livre investigação da verdade e como bons Obreiros, devemos ser os primeiros a buscar a verdade. Claro, que não de qualquer forma. Deve haver rigor, método, deve se procurar boas fontes e bases confiáveis, sob pena de ser um conhecedor de fábulas.

 

Nossa Grande Loja já tem muito evoluído nesse sentido com seminários, simpósios, trabalhos. Agora damos às boas-vindas as Lojas de Estudo e Pesquisa, que vão propor a prática ritualística aliada ao estudo para convidar os Irmãos a uma imersão na Maçonaria.

 

Nós incentivamos todo Irmão de nossa GLERN que queria ser este Maçom buscador da verdade. Lembrando ele que conhecer, não para guardar para si mesmo ou só para ser tido por sábio. Conhecimento com vaidade e soberba, são tão inúteis quanto um compasso para riscar na água.

 

ROBERT HOOK MENESCAL PINTO

Grão-Mestre

bottom of page