Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Norte - GLERN

Rua Antomar de Brito Freitas, 3668, Candelária - Natal/RN

CEP 59.064-590 | Tel. (84) 3231-8510 | contato: grandeloja_glern@yahoo.com.br

GRÃO-MESTRE

O Grão-Mestre é eleito a cada triênio e é o líder máximo da Grande Loja, responsável por administrar a GLERN e dar suporte nas atividades das Lojas jurisdicionadas nomeando representantes e grandes oficiais.

Roberto Di Sena
Grão-Mestre 2017-2019

Roberto Di Sena foi reeleito em novembro de 2016 para o mandato que vai até fevereiro de 2020 à frente da Grande Loja. Di Sena tem se destacado pelo amplo diálogo com as demais Potências Maçônicas e pela habilidade em que conduz as tratativas com as Lojas jurisdicionadas, exercendo o papel de um grande líder do mundo maçônico, sempre com resolutividade e presteza. Destaca-se também sua grande contribuição para a evolução física da sede da GLERN, em Natal.

O Décimo quinto e atual Grão Mestrado coube ao Irmão Mestre Instalado Roberto Di Sena, pertencente à ARLS Cidade do Sol, que tem como adjunto o Irmão Mestre Instalado Haroldo Gurgel, para o período administrativo de 2014 a 2017.

Todas as suas atividades se circunscreverão nos princípios constantes do texto de Albert Schweitzer, intitulado FAÇA O BEM, a seguir:

 

- “Não basta simplesmente existir.  Não basta dizer: “Estou ganhando o suficiente para viver e sustentar minha família.  Faço o meu trabalho.  Sou bom pai.  Sou bom marido. Vou sempre a Igreja”.

 

- Tudo isso está muito bem.  Mas você precisa fazer mais alguma coisa.  Procure sempre fazer algum bem em algum lugar.  Todo homem precisa à sua própria maneira, procurar tornar seu próprio eu mais nobre e perceber o valor de sua própria verdade.

 

- Você precisa dedicar algum tempo a seus semelhantes.  Mesmo que seja uma coisa pequena, faça algo por aqueles que têm necessidade do auxílio de um homem, algo pelo qual você não receba pagamento algum, a não ser o privilégio de fazê-lo”

 

- Lembre-se: Você não vive em um mundo só seu.  Seus Irmãos também estão aqui.

 

Estando ainda no decorrer do primeiro ano de seu mandato, o Sereníssimo GM Roberto Di Sena intensificou as visitas às Lojas da Jurisdição, através das quais verifica o cumprimento das práticas ritualísticas e toma conhecimento de suas atividades; restabeleceu o funcionamento das ARLS União e Silencio n. 06, do Oriente de Martins e Natal n. 27, do Oriente de Natal-RN.  Está envidando esforços no sentido de reerguer a ARLS Cavaleiros da Cruz do Inharé n. 16, do Oriente de Santa Cruz-RN.  Restabeleceu o Conselho de Grão Mestre, para convocação ocasional, quando assuntos relevantes assim o exigirem; iniciou a reestruturação do Condomínio Casa das Acácias, otimizando e tornando mais agradáveis os espaços, oferecendo aos Irmãos melhor apresentação; construiu cozinha e copa para o condomínio; reestruturou o setor financeiro; reajustou os salários dos funcionários da Grande Loja, deixando-os mais  compatíveis com as suas funções; mantém uma administração compartilhada com Irmãos de todas as regiões do estado; mantém as portas da administração sempre abertas,  para manter a sinergia entre todos os Irmãos da jurisdição, promovendo livre acesso aos Irmãos da Potência; estabeleceu um valor de participação regular direcionado a um fundo da Grande hospitalaria, a fim de atender os preceitos de Fraternidade e Filantropia;

 

Consta do seu plano de atividades para o restantes de sua gestão: dar continuidade à expansão do Quadro de Obreiros da GLERN, sem prejuízo do rigor nos preceitos de qualificação dos candidatos e processos de seleção; criará uma comissão de Irmãos aptos a ministrar cursos em todas as regiões do estado, com o intuito de ampliar os conhecimentos maçônicos e desenvolvimento de novas lideranças; oferecer apoio a projetos promovidos pelas Lojas no sentido da promoção de eventos  direcionados à Filantropia e Caridade; manter a projeção da GLERN no cenário internacional, por intermédio dos relacionamentos já existentes; Melhorar a gestão de recursos, enxugando as despesas  e estabelecendo prioridades nos gastos e despesas; oferecer maior transparência nas prestações de contas através de comissões especiais; reativar a Fraternidade das Samaritanas; incentivar  a participação dos Maçons nas reuniões da Ordem DeMolay e Filhas de Jó; fazer reuniões frequentes com os Veneráveis e Vigilantes das Lojas; criar e implantar  um Museu Maçônico na sede da GLERN.

Gabinete do Grão-mestre Roberto Di Sena:

Rua Antomar de Brito Freitas, 3668, Candelária, Natal/RN - CEP 59.064-590

> Palavra do Grão-Mestre

> Acesse a página da Alta Administração da GLERN

> Acesse a página com a Galeria de Past Grãos-mestres da GLERN