Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Norte - GLERN

Rua Antomar de Brito Freitas, 3668, Candelária - Natal/RN

CEP 59.064-590 | Tel. (84) 3231-8510 | contato: grandeloja_glern@yahoo.com.br

ACÁCIA DO POTENGI Nº 10

Fundada em 24 de junho de 1981
Endereço: Rua São João, 33, Alto do Potengi - São Paulo do Potengi/RN - CEP 59.460-000
Rito: Escocês Antigo e Aceito
Sessões: Sextas, 20h.
HERÁLDICA
ATUAL DIRETORIA
Venerável Mestre
José Zenildo Dias Campos
Venerável de Honra
Suélio de Azevedo Dantas
1º Vigilante
Max Müller Barbosa
2º Vigilante
Éder Guilherme Dantas
Orador
Francisco Canindé de Azevedo
Secretário
Herisson de Oliveira Bezerra
Guarda do Templo
.
ESTANDARTE
INSTITUIÇÕES E ORDENS PARAMAÇÔNICAS
Clube de Samaritanas Maria de Medeiros Rocha
 
Capítulo Mensageiros da Paz Nº 13 da Ordem DeMolay
fundado em 20 de agosto de 1983
Castelo de Escudeiros Príncipes da Paz Nº 34
fundado em 26 de abril de 2013
Bethel Lírios do Potengi Nº 10 da Ordem Internacional das Filhas de Jó
fundado em 08 de abril de 2016
HISTÓRIA DA LOJA
 
O Início
Os Irmãos sanguíneos José Ferreira da Rocha, Manoel Ferreira de Rocha e Sebastião Ferreira Neto, naturais de São Paulo do Potengi, membros efetivos da Augusta e Respeitável Loja Simbólica União Natalense nº 3, Oriente de Natal-RN, jurisdicionada a Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Norte, idealizaram e resolveram criar uma Loja Maçônica na cidade de São Paulo do Potengi-RN.

Nesta investida tiveram o apoio logístico de Wellingthon Nogueira de Melo, obreiro da Loja Maçônica 21 de abril – Grande Oriente do Brasil, Oriente de Natal-RN, gerente da Agência do Banco do Brasil S/A, de São Paulo do Potengi-RN e autorização da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Norte.​ De princípio foram iniciados 11 (onze) profanos todos do Oriente de São Paulo do Potengi-RN.

Loja Mãe: Augusta e Respeitável Loja Simbólica União Natalense nº 3, Oriente de Natal-RN.

Fundação

No dia 24 de junho de 1981, dia de São João Batista, na residência do Irmão Sebastião Ferreira Neto, Rua Júlio Régis, nº 121 – Centro, São Paulo do Potengi-RN, na presença de 25 (vinte e cinco) Irmãos, foi fundada a Oficina Acácia do Potengi nº 10, seguindo todas as tradições do Rito Escocês Antigo e Aceito, com lavratura de Ata de Fundação assinada por todos os presentes, observando-se a tradição iniciática.

A Loja operou provisoriamente nas dependências da Loja União Natalense nº 3, por aproximadamente dois anos, quando passou a operar em imóvel cedido pela Prefeitura Municipal, no Fomento Agrícola de São Paulo do Potengi-RN.

Causas e Objetivos

a) Criar uma Loja em que a questão metal não fosse seu principal objetivo;

b) Adotar e operar no Rito Escocês Antigo e Aceito;

c) Zelar por rigoroso traje maçônico, seguindo o que preceitua os Rituais dos três graus do simbolismo;

d) Aplicar rigorosidade na escolha de candidatos à iniciação, observando a Escolaridade, Intelectualidade e em especial a Espiritualidade;

e) Participar de Eventos Sociais, Educativos e Culturais da cidade.

 

Sinistro

No ano de 1994 ocorreu um sinistro quando a Loja foi incendiada, com destruição total de seu mobiliário, incêndio com característica criminosa. Diante da filosofia praticada e concordância de todos os Irmãos, não coube julgar prováveis criminosos, apenas o perdão e partir para construção de um Templo próprio.

A partir daí a Loja operou na Augusta e Respeitável Loja Simbólica Parnamirim nº 9, que cedeu seu Templo e deu total apoio, inclusive com participação efetiva de Irmãos que passaram a frequentar suas Sessões.

Construção do novo Templo

Um ano após o sinistro se ergueu a sua sede própria à rua São João, s/nº - Alto do Potengi, São Paulo do Potengi-RN, em terreno cedido pelo Irmão Francisco Bezerra de Brito. Na construção houve o comprometimento, dedicação e solidariedade de todos.

A Loja recebeu apoio, ajuda financeira e de material de construção, da Grande Loja, Lojas co-Irmãs, de Irmãos do quadro e de várias outras Lojas.

É reconhecível a dedicação, empenho e até emprego de recursos próprios pelo Irmão Sebastião Ferreira Neto.

Todo novo mobiliário e alegorias foram doados pelo Irmão Wilson Collier, da Loja São José nº 14, Oriente de São José-RN.